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quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Texto sobre Gênero, Sexualidade e Educação

III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina (12, 13 e 14 de junho de 2017 - Caruaru/ PE)


Título do trabalho: “Gênero, sexualidade e educação: professoras lésbicas e bissexuais no magistério”

Grupo de Trabalho 07: Educação, Gênero e Sexualidades

Autor(as): Ariane Rafaela de Freitas, Isabella Nara Costa Alves, Paula Polini Nascimento Santos e Robson da Costa de Souza

RESUMO:
Este artigo tem como objetivo, a partir de uma compreensão crítica do conceito de identidade, em Stuart Hall, e da contribuição de autoras(es) atreladas(os) às perspectivas pós-estruturalistas e aos aportes teóricos “pós-coloniais” e das “teoria(s) do discurso” (Michel Foucault, Judith Butler, Nancy Fraser, Michèle Barrett, entre outras), a elaboração de um quadro conceitual favorável à investigação dos desafios vividos pelas professoras lésbicas e bissexuais, que atuam muitas vezes em ambientes marcados por rígidos dispositivos de regulação das práticas docentes. Para isso, apresentamos, inicialmente, um breve histórico acerca dos estudos sobre a atuação das mulheres no magistério. Em seguida, tendo como referência principal uma pesquisa bibliográfica, trazemos os resultados de uma análise que procura levar em conta a situação das mulheres lésbicas e bissexuais nesses contextos. Ao questionarem a “heteronormatividade” no que concerne às questões de gênero e sexualidade, essas professoras não apenas subvertem as práticas sociais consideradas naturais por nossa sociedade, como também reconfiguram o próprio “fazer docente” na maneira pela qual “pensam” a sexualidade e as relações sociais de gênero.

Palavras-chave: gênero, sexualidade, docência.




Foto: pixabay.com

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