Disciplina oferecida no âmbito do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS):
Disciplina: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (2017.2)
Professores: Henrique Guimarães Coutinho e
Robson da Costa de Souza
Carga Horária: 45 h
Créditos: 03
Ementa: Esta
disciplina tem por objetivo analisar os problemas relacionados aos processos
educacionais no Brasil, que são examinados a partir das teorias contemporâneas
da sociologia da educação. Assim, serão tratadas as teorias sociológicas
(funcionalismo, teorias da reprodução, materialismo histórico e
pós-estruturalismo) e suas contribuições para a interpretação dos fenômenos
educacionais. Além disso, analisa-se a escola como espaço de construção de
identidades sociais e os espaços educacionais não formais e as dimensões
contemporâneas da educação na sociedade dita “pós-moderna”.
Objetivos:
● Apresentar uma
introdução à Sociologia da Educação, contribuindo para o desenvolvimento do
senso crítico e da capacidade de contextualização do(a) aluno(a);
● Trabalhar conteúdos
capazes de proporcionar uma visão crítica e sistêmica orientada para a
compreensão dos processos e relações sociais sob a ótica da educação;
● Experimentar com a
transposição didática dos conhecimentos adquiridos para a prática escolar.
Conteúdos: 1. O processo de socialização 1.1. Conceito 1.2. A
Sociedade como realidade objetiva e subjetiva. Internalização da sociedade 1.3.
Estrutura social: características e dinâmica 2. Sociologia Aplicada à Educação
2.1. Algumas correntes da Sociologia da Educação: Positivismo, Funcionalismo,
Reprodutivismo, Dialética, Construtivismo, Pós-estruturalismo 3. A escola
pública brasileira e seus principais dilemas 3.1. Diferenças culturais e
sociais e suas implicações na prática escolar 3.2. Educação e exclusão social.
4. Estratificação Social e educação 4.1 Desigualdade Social; Pobreza e Educação
4.2 Determinantes Sociais da educação: aspectos gerais sobre o debate
brasileiro 5. Cultura e Educação 5.1 O lugar e o Papel da Cultura em Processos
e Práticas Educativas 6. Educação e processos de Globalização: a agenda
educacional mundial em debate 7. Educação e Federalismo no Brasil: agenda
nacional da educação e as políticas educacionais no século XXI.
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