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sábado, 12 de agosto de 2017

Perspectivas da Educação no Brasil


Disciplina oferecida no âmbito do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS):

Disciplina: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL  (2017.2)

Professores: Henrique Guimarães Coutinho e Robson da Costa de Souza
Carga Horária: 45 h
Créditos: 03
Ementa: Esta disciplina tem por objetivo analisar os problemas relacionados aos processos educacionais no Brasil, que são examinados a partir das teorias contemporâneas da sociologia da educação. Assim, serão tratadas as teorias sociológicas (funcionalismo, teorias da reprodução, materialismo histórico e pós-estruturalismo) e suas contribuições para a interpretação dos fenômenos educacionais. Além disso, analisa-se a escola como espaço de construção de identidades sociais e os espaços educacionais não formais e as dimensões contemporâneas da educação na sociedade dita “pós-moderna”.

Objetivos:
● Apresentar uma introdução à Sociologia da Educação, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de contextualização do(a) aluno(a);
 Trabalhar conteúdos capazes de proporcionar uma visão crítica e sistêmica orientada para a compreensão dos processos e relações sociais sob a ótica da educação;
  Experimentar com a transposição didática dos conhecimentos adquiridos para a prática escolar.


Conteúdos: 1. O processo de socialização 1.1. Conceito 1.2. A Sociedade como realidade objetiva e subjetiva. Internalização da sociedade 1.3. Estrutura social: características e dinâmica 2. Sociologia Aplicada à Educação 2.1. Algumas correntes da Sociologia da Educação: Positivismo, Funcionalismo, Reprodutivismo, Dialética, Construtivismo, Pós-estruturalismo 3. A escola pública brasileira e seus principais dilemas 3.1. Diferenças culturais e sociais e suas implicações na prática escolar 3.2. Educação e exclusão social. 4. Estratificação Social e educação 4.1 Desigualdade Social; Pobreza e Educação 4.2 Determinantes Sociais da educação: aspectos gerais sobre o debate brasileiro 5. Cultura e Educação 5.1 O lugar e o Papel da Cultura em Processos e Práticas Educativas 6. Educação e processos de Globalização: a agenda educacional mundial em debate 7. Educação e Federalismo no Brasil: agenda nacional da educação e as políticas educacionais no século XXI.

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